Caducidade: TUDO que você precisa saber!
Menu

Caducidade

Direito

Caducidade

O que é Caducidade?

Caducidade é aquilo que se anulou ou que perdeu valia, no direito. É o estado a que chega todo ato jurídico tornando-se ineficaz em consequência de evento surgido posteriormente. 

Caducidade pode significar também, a perda de um direito pelo seu titular devido a atos, fatos, decurso de prazo ou decisão judicial. 

Exemplo: a lei caducou (foi revogada de modo indireto, tácito).

Em sentido estrito, caducidade é quando não remanesce qualquer sombra de direito em favor do titular, que não terá como exercer mais, de forma alguma, o direito caduco.

Segundo Fredie Didier, a decadência é também chamada de caducidade, onde esta é a perda do direito potestativo em razão do seu não exercício no prazo legal ou contratualmente estabelecido.

Caducidade No Direito Administrativo

No Direito Administrativo Brasileiro, o termo caducidade tem dois significados.

O primeiro significado consiste na extinção do ato administrativo pelo advento de nova lei, proibindo uma atividade antes permitida.

O segundo significado consiste na extinção de um contrato administrativo por inadimplência do particular que contratou com o poder público.

Caducidade em decorrência de lei 

Suponha a seguinte situação:

Um indivíduo detém uma autorização para poder explorar uma determinada madeira.

No curso da exploração da madeira é promulgada uma lei que passa a erigir a madeira explorada à qualidade de preservação ambiental.

Diante disso o ato de autorização da respectiva exploração da madeira será extinto pela caducidade.

Naturalmente a lei condiciona o ato administrativo.

Com isso a caducidade extingue ato administrativo (autorização da exploraçao) em decorrência da edição de uma lei. 

Sendo assim é denominada caducidade de um ato administrativo.

Mulher estudando

Caducidade de Concessão

O contrato de concessão de serviço público é um contrato que tem por finalidade a transferência da execução de um serviço do poder público ao particular, por sua conta e risco. 

  • O poder público é poder concedente.
  • O particular é o concessionário.

O Estado deve acompanhar a adequada execução do contrato administrativo e o atendimento do interesse público. 

Caducidade de concessão é a extinção de um ato administrativo decorrente da inexecução total ou parcial do contrato pelo concessionário. 

A caducidade da concessão poderá ser declarada pelo poder concedente, quando o serviço não estiver atendendo as especificações e por razões imputáveis exclusivamente à concessionária. 

A caducidade da concessão poderá ser declarada pelo poder concedente nas seguintes hipóteses (art. 38, § 1º, I a VII):

  1. O serviço estiver sendo prestado de forma inadequada ou deficiente, tendo por base as normas, critérios, indicadores e parâmetros definidores da qualidade do serviço;
  2. A concessionária descumprir cláusulas contratuais ou disposições legais ou regulamentares concernentes à concessão;
  3. A concessionária paralisar o serviço ou concorrer para tanto, ressalvadas as hipóteses decorrentes de caso fortuito ou força maior;
  4. A concessionária perder as condições econômicas, técnicas ou operacionais para manter a adequada prestação do serviço concedido;
  5. A concessionária não cumprir as penalidades impostas por infrações, nos devidos prazos;
  6. A concessionária não atender a intimação do poder concedente no sentido de regularizar a prestação do serviço; e
  7. A concessionária não atender a intimação do poder concedente para, em 180 dias, apresentar a documentação relativa a regularidade fiscal, no curso da concessão, na forma do art. 29 da lei 8.666, de 21.06.1993.

Nessas hipóteses, a declaração de caducidade é apenas uma faculdade do poder concedente.

O poder concedente poderá optar por efetuar essa declaração ou aplicar as sanções previstas no contrato, conforme melhor atenda ao interesse público.

Além das hipóteses anteriores, a lei prevê também que a transferência da concessão ou do controle acionário da concessionária sem prévia anuência do poder concedente implicará a caducidade da concessão (art. 27).

anotacoes sobre caducidade

Formalidades para declarar a caducidade

Para que o poder concedente venha a declarar a caducidade da concessão é necessário que este atente para o cumprimento de certas formalidades previstas na Lei (art. 38, §§ 2º a 4º), quais sejam: 

  1. A concessionária deverá ser comunicada dos descumprimentos contratuais, sendo-lhe dado um prazo para corrigir as falhas e as transgressões apontadas e para o enquadramento, nos termos contratuais; 
  2. Não sendo atendida a notificação, deverá ser instaurado processo administrativo para verificar a inadimplência da concessionária, sendo-lhe assegurado o direito de ampla defesa; 
  3. Comprovada a inadimplência da concessionária em processo administrativo, a caducidade será declarada por decreto (ato do chefe do Executivo) do poder concedente, independentemente de indenização prévia.

Embora a declaração de caducidade não requeira o pagamento de indenização prévia, se houver bens reversíveis, ainda não amortizados ou depreciados, o poder concedente, posteriormente ao final do processo, deverá indenizar a concessionária em valor correspondente, descontando o valor das multas contratuais e dos danos causados pela concessionária (art. 38, § 5º).

Nos termos da lei, a declaração de caducidade não resultará para o poder concedente em qualquer espécie de responsabilidade em relação aos encargos, ônus, obrigações ou compromissos com terceiros ou com empregados da concessionária (art. 38, § 6º).

Caducidade Dos Legados

Legado é coisa certa e determinada deixada a alguém, denominado legatário, em testamento ou codicilo. 

Diferentemente da herança, que é a totalidade ou parte ideal do patrimônio do de cujus.

Imprescindível pontuar que o legado pode caducar. 

A caducidade corresponde à extinção do legado sem cumprimento por causa posterior à elaboração do testamento. 

A caducidade não se confunde com a invalidade do legado. 

A caducidade envolve o plano da eficácia do negócio, ou seja, o terceiro degrau da Escada Ponteana.

Ademais, como se nota da análise das suas hipóteses, a caducidade tem origem em causas supervenientes, surgidas após o legado.

A invalidade, como é notório, envolve o plano da validade (segundo degrau), presente, em regra, um vício de formação. 

Nos termos do art. 1.939 do CC, caducará o legado:

  1. Se, depois do testamento, o testador modificar a coisa legada, ao ponto de já não ter a forma nem lhe caber a denominação que possuía.
  2. Se o testador, por qualquer título, alienar no todo ou em parte a coisa legada. Em casos tais, caducará até onde a coisa alienada deixou de pertencer ao testador.
  3. Se a coisa perecer ou for evicta, vivo ou morto o testador, sem culpa do herdeiro ou legatário incumbido do seu cumprimento.
  4. Se o legatário for excluído da sucessão por indignidade.
  5. Se o legatário falecer antes do testador.

Nessa pequena explanação fica evidente que a caducidade, é o estado a que chega todo o ato jurídico tornando-se ineficaz em consequência de um evento.

Porém, nota-se que a caducidade assume diferentes facetas nas esferas jurídicas.


Este é um dos tópicos chave que costumam ser cobrados  na primeira etapa da prova OAB. 

Sem dúvida é um tópico que não pode faltar na sua preparação para a OAB.

Quer saber como acertar esse tema, e muitos outros na prova da OAB? Participe da nossa aula GRATUITA e aprenda como passar na oab focando nos temas que são mais cobrados!

Você vai aprender os principais erros que os examinados cometem (e que você NÃO PODE cometer), vai aprender os pilares para a aprovação na OAB, e muito mais.

Então aproveiteparticipe dessa aula gratuita! Clique no botão abaixo e se inscreva:


Para ler maiartigos de direito, acompanhe as demais postagens aqui no blog.

About the Author

Me chamo Mariana Carvalho, sou advogada, professora de Direito e autora publicada pela Editora Juspodivm. Eu te ajudo a passar na OAB!

>