Cronograma de Estudo OAB - Tudo que você PRECISA saber!
Menu

Cronograma de Estudo OAB

OAB

Cronograma de estudo OAB

O exame de ordem tem peculiaridades específicas. Uma delas, é que usualmente os examinados têm pouco tempo para se preparar até a prova. Assim, é preciso aproveitar o (pouco) tempo que tem para se preparar até a prova, e é aí que entra a necessidade de utilizar um bom Cronograma de Estudo OAB.

Não só isso, mas as outras peculiaridades da prova: o peso de cada disciplina (quanto ao número de questões), a forma que a banca FGV costuma formular as questões, a extensão de cada disciplina, tudo isso afeta diretamente a sua preparação. E é claro, se for utilizar um Cronograma de estudo, ele precisa prever todas essas peculiaridades.

Então, vou te ajudar aqui a identificar o que é um bom Cronograma, que você pode seguir sem maiores preocupações, e também a identificar o que é um Cronograma fraco, ruim, e que pode te prejudicar durante a sua preparação. Uma dica: a última delas, é a mais ABSURDA!

Então vamos lá...

Cronograma de estudo OAB: os erros mais frequentes

Cronograma de estudo OAB erros mais frequentes

Utilizar questões todos os dias, quase o dia inteiro

Vários Cronogramas focam, erroneamente, em resolver 40, 60, 100, ou até mais questões todos os dias. E isso é uma das maiores furadas que alguém pode cometer.

Por um motivo muito simples: você gasta literalmente o dia INTEIRO resolvendo questão atrás de questão, igual um robô, sem nem saber o porquê acertou ou errou nenhuma delas. Você não assimila nenhum conteúdo, não aprende nada, não melhora em nada durante a sua preparação.

A utilização de questões durante a preparação é sim necessária, e deve ser parte de um bom Cronograma de estudo para a OAB, mas isso precisa ser feito de forma inteligente.

Para usar questões nos estudos, você precisa separar também o tempo necessário para analisar cada questão mesmo depois de resolvê-las, para aprender o porquê acertou ou errou cada uma delas, aprender qual seria a resposta correta em cada uma, e ENTENDER de verdade cada questão.

E isso leva bastante tempo, tornando absolutamente impossível estudar de forma eficiente resolvendo tantas questões por dia.

Outro erro ENORME e muito frequente no estudo por questões, é  fazer qualquer tipo de questão, indiscriminadamente, sem nenhum critério de seleção de quais questões resolver nem quais ignorar.

Isso porque, ao fazer isso, você acaba gastando a MAIOR PARTE do seu tempo resolvendo questões de temas que nunca caíram, ou que caíram uma única vez. Ou seja, é uma receita certa para jogar tempo FORA - e nós sabemos que você não tem tempo para desperdiçar!

A quantidade de questões é importante sim, mas quantidade sem qualidade não é nada. Ou seja, se você tem uma meta de fazer umas 50 questões por dia, cumpre a meta, mas não entende nada do que fez... Sinto te dizer, mas você não fez nenhuma questão.

Ou você realmente acredita que você vai se lembrar dessas 50 questões se todas elas caírem na prova?

Por isso, pra usar as questões de forma eficiente na sua preparação, não basta sair fazendo questão igual louco, é preciso ter todo um planejamento para aplicar essa ferramenta de forma eficiente, em conjunto com as demais ferramentas que você pode utilizar para passar na OAB.

Então, se você se deparar com um Cronograma de estudo para a OAB que foca em resolver 40, 60, 100, ou até mais questões todos os dias, FUJA!

Outro grande erro muito frequente nos Cronogramas é...

Deixar de estudar completamente algumas disciplinas

Vários Cronogramas e planos de estudo para a OAB cometem esse erro absurdo: falam para você simplesmente ignorar e não estudar matérias como Filosofia do Direito, Direitos Humanos, Internacional, ECA, Ambiental e Direito do Consumidor.

Eles fazem isso porque cada uma dessas disciplinas é cobrada em 2 questões na prova da OAB. E até aí, até parece fazer sentido, mas só faz sentido porque essas pessoas não deram a devida atenção às provas da OAB e nem a essas disciplinas individualmente.

Cometer esse erro é literalmente um atestado de incompetência e de preguiça.

Isso porque, basta ter a competência e a disposição de verificar a extensão dessas disciplinas, e o que costuma ser cobrado no Exame, que fica claro: o conteúdo dessas matérias é muito pequeno, e a FGV costuma cobrar quase sempre os mesmos (poucos) assuntos.

Assim, estudar essas disciplinas significa estudar pouco conteúdo, para conseguir garantir esses pontos. Pode valer mais a pena estudar cerca de 100 artigos do CDC, para ter mais segurança em 2 questões (100 artigos por questão), do que estudar cerca de 2000 artigos do CC, para ficar inseguro em 7 questões (285 artigos por questão!).

Eu sei que 2 pontos em cada uma dessas disciplinas até podem parecer poucos pontos, MAS...

Somados, antes das novas disciplinas do exame, já eram 12 pontos. Hoje, com as 3 novas disciplinas cobradas no exame, são 18 pontos! 18 pontos a mais, estudando muito pouco. Representam 45% dos 40 pontos que você precisa para passar.

Além disso, as questões da prova podem exigir conhecimento multidisciplinar. Isso significa que os conhecimentos dessas 9 disciplinas podem ser cobrados ALÉM das 2 questões de cada uma delas!

E também, ao ignorar completamente as 9 disciplinas de 2 questões, você descarta o estudo de alguns temas muito recorrentes, que têm muitas chances de cair novamente!

Então, se você se deparar com um Cronograma que sugere que você deva simplesmente ignorar essas disciplinas e estudar apenas as outras 11 que caem no Exame, corre, porque é cilada, Bino!

Mais um erro muito frequente em Cronogramas de estudos para a OAB é...

Cronograma de estudo com indicação de videoaulas para assistir no Youtube

Acho estranho até ser necessário explicar isso, porque parece muito óbvio, mas pra garantir que alertei você da maior parte das armadilhas, é melhor pecar pelo excesso.

Uma vez que alguém decide "indicar vídeos" de terceiros no Youtube, uma série de problemas acontece:

  • Os vídeos muito provavelmente estão desatualizados (se não estão, estarão no futuro próximo);
  • Como o conteúdo é de terceiros, pode ser que no dia seguinte ele esteja fora do ar. Simples assim;
  • Quase sempre são vídeos que NÃO FORAM feitos com foco na OAB. Assim sendo, não abordam cada assunto da forma mais eficiente (para o Exame);
  • Como não fazem parte do Cronograma de estudos, e sim uma mera indicação, tudo vira uma verdadeira colcha de retalhos, e serve mais para te confundir, do que para te ajudar.

Só essa "indicação de vídeos" já é o suficiente para descartar por completo qualquer Cronograma ou planejamento de estudos para a OAB.

Além de todos os problemas que já listei acima, na minha humilde opinião, reflete no mínimo uma de duas coisas gravíssimas:

É um indicativo de incompetência para a criação das próprias aulas, o que por si só põe em cheque a qualidade de todo o planejamento, ou um indicativo de preguiça, o que tem o mesmo efeito.

Significa que a pessoa que entregou o planejamento ou Cronograma, é preguiçosa demais ou incompetente demais. Em qualquer um dos casos, é inaceitável.

Então, se você se deparar com um Cronograma de estudos para a OAB com "indicações de vídeos no Youtube", sugiro que corra.

Dito isso tudo...

O que devo buscar em um Cronograma de Estudo OAB?

Cronograma de estudo OAB o que devo buscar

Existem alguns itens que são indicativos de que pode ser um bom cronograma. Indicativos, porque nada é 100% certo. Mas se você conseguir encontrar vários indicativos no mesmo planejamento, chances são de que será um planejamento eficiente.

Primeiro indicativo:

Aliar diversos recursos ao invés de depender de apenas um

Em contraste ao erro de fazer questões o dia inteiro, um bom Cronograma geralmente prevê que você vai utilizar vários recursos: videoaulas, lei seca, questões comentadas, materiais para revisão...

Isso porque essa é a forma de se conseguir o maior resultado, com o menor esforço (mas não se engane, existe esforço). Então, se um Cronograma leva tudo isso em conta, é sinal de que quem o organizou acertou em cheio: seja por sorte, ou por conhecimento e competência.

Outro elemento absolutamente indispensável é...

Prever revisões de forma científica e não "sovacal"

Calma, vou explicar. As revisões são parte indispensável de absolutamente qualquer Cronograma de estudos, tanto para a OAB quanto para qualquer outra prova na vida. Acontece que revisar por revisar, sem importar quando for, é atestado de ignorância.

A nossa mente tem um modo de funcionar, e uma forma de esquecer. E existe uma forma cientificamente comprovada para driblar o esquecimento, que é fazendo revisões de acordo com a curva do esquecimento, que é a representação dos estudos sobre o esquecimento.

Qualquer outra organização de revisões, é a revisão "sovacal". É aquela revisão que foi baseada não em comprovação científica, e sim na primeira coisa que saiu do sovaco de quem organizou essas revisões. É o famoso "assim funciona, la garantia soy yo".

Então basicamente, procure Cronogramas que tenham as revisões previstas, e que estas sejam de acordo com a curva do esquecimento. Caso contrário, você vai brincar de revisar, ao invés de revisar de verdade. Então, corra dessas revisões baseadas no método do sovaco.

E por fim, uma das formas mais simples de reconhecer uma verdadeira ARMADILHA, mas também é um dos absurdos mais frequentes, é...

Fugir de "métodos" milagrosos que "aprovaram o mundo todo" 

Essa é bem fácil de identificar, porque trata-se de uma mentira descarada jogada na sua cara.

Porém, infelizmente MUITA GENTE cai nesse conto do vigário.

Simplesmente, existe muito cronograma, curso, método, material, mentoria, etc, por aí, que alega que já aprovou 10 mil, 20 mil, 50 mil, alunos no Exame. Mas na hora de MOSTRAR os resultados, quando mostra 10 ou 20 depoimentos de APROVADOS, é muito. 

Neste quesito é preciso tomar muito cuidado, porque tem gente que não tem nem alunos suficientes para terem "aprovado" tanta gente, e também porque é praticamente IMPOSSÍVEL você saber se aprovou MESMO tanta gente.

Se pergunte o seguinte: os MAIORES cursinhos, com centenas de milhares de alunos, falam que aprovaram 10 mil, 20 mil pessoas na OAB? Não, né? Por que será?

Porque nem mesmo cursinhos com milhões e milhões à disposição, conseguem fazer essa verificação de fato. E eles são os mais preparados para conseguir fazer isso.

Ou seja: quem quer que diga que aprovou milhares de alunos, está inventando. Em resumo, mentindo pra você. E se está mentindo em relação a isso, para fazer com que você compre algo, pode ter certeza que está mentindo em relação a mais coisas.

Essa é a dura realidade.

Com tudo isso, você já consegue ter uma boa ideia do que é um bom Cronograma, e o que é uma fria.

Se você quiser aprender mais sobre como estudar para a OAB, como organizar um bom Cronograma de estudo, o que evitar e o que focar, participe da nossa aula gratuita.

Nela, eu vou ensinar como você pode passar na OAB estudando de forma inteligente: escolhendo aquilo que você deve focar, e ignorando o que deve ignorar.

Então clique no botão abaixo, e se inscreva!

About the Author

Me chamo Mariana Carvalho, sou advogada, professora de Direito e autora publicada pela Editora Juspodivm. Eu te ajudo a passar na OAB!

>