Questões OAB: Como estudar por questões da forma CORRETA
Menu

Questões OAB: Como estudar por questões da forma CORRETA

OAB

Questões OAB - Como estudar por questões da forma CORRETA

Se você está querendo PASSAR NA OAB, muito provavelmente já te falaram dezenas de maneiras e estratégias diferentes pra você usar nos seus estudos.

Muitas delas são realmente importantes, algumas são essenciais, enquanto outras são completamente furadas.

Um dos seus desafios então, é conseguir evitar as estratégias que são furadas, e aplicar as que mais funcionam, tomando cuidado para utilizá-las corretamente, beleza?

Nesse artigo, você vai aprender sobre uma dessas estratégias - na realidade, uma dessas ferramentas - que são praticamente essenciais na sua preparação, se você quer ter mais chances de ser aprovado na OAB.

Mais que isso, vai aprender OS MAIORES ERROS que as pessoas cometem aplicando essa ferramenta, e como você faz para não cair nessas armadilhas.

Eu estou falando aqui da utilização de QUESTÕES na sua preparação para a OAB.

Já tive a oportunidade de ajudar alguns milhares de estudantes a usarem as questões da forma correta para  se prepararem para a OAB, e a alcançarem a tão sonhada aprovação.

Então fica aqui comigo, que até o final do artigo você vai saber exatamente o que fazer e o que não fazer, pra se preparar pra OAB utilizando questões da forma CORRETA, tá jóia?

Vamos ver como você NÃO comete os erros mais comuns ao estudar pra OAB utilizando questões, e como você DEVE utilizar as questões na sua preparação.

De cara, já te falo o porquê utilizar questões é essencial na sua preparação:

Por que utilizar questões é essencial na sua preparação para a OAB

  1. Você vai de fato aplicar o que você estudou. Resolvendo questões você vai sempre usar o conteúdo que estudou dentro de um contexto. Isso significa mais do que simplesmente decorar a matéria. Significa ser capaz de compreender de fato o que estudou, interpretar um problema apresentado, e aplicar o conteúdo estudado na resolução deste problema. É resolvendo questões que você descobre se está só decorando igual um papagaio, ou se está fixando a matéria realmente.
  2. Você vai perceber como a banca costuma elaborar as perguntas. Hoje, a prova da OAB é aplicada pela FGV. Quem nunca prestou o exame de ordem costuma tomar um baita susto durante a prova. Isso, porque os enunciados  de cada questão costuma ser bastante extenso, com algumas características recorrentes. E é só treinando resolver essas questões, que você vai se preparar pra lidar com essa forma de avaliação. Muitos candidatos são reprovados, mesmo sabendo o suficiente da matéria para alcançar a aprovação. Em grande parte, isso ocorre porque não estão acostumados com a forma que as questões são apresentadas na OAB.
  3. Essa é óbvia, mas também muito negligenciada. Sabe aquele ditado batido, "treino difícil, jogo fácil"? Pois é, ele se aplica à sua preparação pra OAB. Se você treinar o suficiente a resolução de questões da OAB, vai ser bem mais fácil resolver as questões na hora da sua prova.

Mas talvez você já saiba disso tudo, e inclusive já esteja estudando pra OAB utilizando questões.

E é aí que entra a necessidade de você NÃO cometer os maiores erros na utilização de questões pra se preparar pra OAB. Porque se você não tomar esse cuidado, esses erros podem acabar com a sua preparação, e com as suas chances de ser aprovado.

Então vem aqui comigo:

Os principais erros na utilização de questões para se preparar para a OAB

Um dos principais erros é:

Utilizar somente questões todos os dias, quase o dia inteiro. 

Algumas pessoas indicam, erroneamente, que você deve resolver 60, 100, ou até mais questões todos os dias.

Honestamente, isso é uma das maiores furadas que alguém pode cometer.

Por um motivo muito simples: você acaba gastando literalmente o dia inteiro resolvendo questão atrás de questão, igual um robô, sem sequer saber o porquê acertou ou errou a maior parte delas.

Você não assimila nenhum conteúdo, não aprende nada, não melhora em nada durante a sua preparação.

A utilização de questões da OAB é sim necessária, e deve fazer parte da sua preparação para a prova da OAB.

Eu mesma, utilizo a resolução de questões diariamente com os alunos do meu curso de estudos e revisão para a OAB, o Programa Cronomapas OAB, dentro do protocolo que eles seguem.

Mas para usar as questões nos estudos, você precisa separar também o tempo necessário para analisar cada questão (mesmo depois de resolvê-las), para aprender o porquê acertou ou errou cada uma delas, aprender qual seria a resposta correta em cada uma, e entender de verdade cada questão.

E isso requer tempo, tornando absolutamente impossível estudar de forma eficiente se você estiver resolvendo tantas questões todo santo dia, de forma automática, só pra cumprir uma meta.

Então, se você ver alguém falando pra você resolver um número exorbitante de questões todos os dias, só para cumprir meta, é o seguinte: CORRE, QUE É CILADA.

Mas é claro, que não é só isso...

Outro erro comum que eu vejo muitos estudantes cometendo é a:

Utilização indiscriminada dessas questões durante os estudos.

Ou seja, fazer qualquer questão sem nenhum critério para selecionar quais você deve resolver ou quais você deve ignorar.

Durante a preparação para a Oab é muito importante que a gente trabalhe com probabilidades. Isso porque o conteúdo que pode cair na sua prova é todo o conteúdo programático que foi dado ao longo de 5 anos no curso de direito.

E se você é como a maioria dos estudantes que está se preparando pra uma prova que vai acontecer daqui a mais ou menos 90, 60 ou 30 dias, você sabe muito bem que você não vai ter tempo de estudar todo o conteúdo que foi dado em 5 anos.

Então, naturalmente você vai precisar escolher o que estudar e o que não estudar. E como que você faz isso? A melhor forma de fazer isso é olhando para as provas anteriores e observando os temas que mais caíram e os temas que são mais raros de cair.

E com base nessa análise você definir os temas que você vai estudar. Ou seja, aqueles mais recorrentes em prova, pois são os que possuem maios probabilidade de cair.

Por isso, escolher resolver questões de temas que são raros de cair é perda de tempo. E esse tempo você poderia aplicar na resolução e fixação de um tema que é mais recorrente.

E eu sei que tempo é uma variável muito importante, principalmente pra quem trabalha, faz estágio, tem ainda que fazer o TCC, etc...

Por exemplo: concurso de crimes é um tópico muito recorrente nas questões de direito penal. Enquanto crime de estupro de vulnerável caiu apenas uma vez. Basta fazer a comparação com concurso de crimes, que já caiu mais de 15 vezes, pra chegar à conclusão que uma vez só é realmente muito pouco.

Seu estudo vai ser muito mais eficiente se você focar no tópico concurso de crimes e deixar de fazer uma questão de um tema que raramente cai, e que por isso a probabilidade de cair é muito pequena.

Outro problema que existe se você faz centenas de questões igual um robô, sem ter entendido cada uma delas, é o seguinte:

Vamos supor uma situação excelente que pode acontecer. E se essa questão cair novamente na prova? Exatamente a mesma questão. Só mudando, por exemplo, o nome dos personagens. 

Isso não é impossível de acontecer não, já aconteceu na OAB. Olha só esse exemplo aqui:

Questão OAB XVI
Questão OAB XXVI

Então, vamos supor que você resolveu essa questão nos seus estudos e uma questão igualzinha caiu. Mas, quem te garante que você vai se lembrar dessa questão e lembrar exatamente da resposta correta?

Se você não tiver entendido a questão, se você não tiver utilizado uma ferramenta que ajude na fixação ou memorização do conteúdo, como um mapa mental por exemplo, é praticamente certo que você não vai se lembrar de uma questão que você fez.

E aí, mais uma vez você vai ter perdido o seu tempo, pois acabou resolvendo uma questão só pra bater meta e não pra entender o conteúdo.

Outra situação: e se essa questão, que você fez uma igual nos estudos, não vier exatamente igual, mas sim parecida. E se essa questão tiver uma pegadinha? Mudando um detalhe?

Mesma coisa. Se você não tiver entendido o tópico tratado na questão, é muito provável que você caia na pegadinha e erre a questão.

Esses são os diversos problemas que podem acontecer com você ao fazer prova, se você estudar somente fazendo questões de forma indiscriminada, sem estratégia e ignorando a importância de se entender o que cada questão trata.

A quantidade de questões é importante sim, mas quantidade sem qualidade não é nada. 

Ou seja, se você se coloca uma meta de fazer umas 50 questões por dia, cumpre a meta, mas não entende nada do que fez. Sinto de dizer, mas você não fez nenhuma questão.

Ou você realmente acredita que você vai se lembrar dessas 50 questões se todas elas caírem na prova?

Por isso, pra usar as questões de forma eficiente na sua preparação, não basta sair fazendo questão igual louco, é preciso ter todo um planejamento para aplicar essa ferramenta de forma eficiente, em conjunto com as demais ferramentas que você pode utilizar para passar na OAB.

Como já mencionei, essa é uma das ferramentas que eu utilizo com os alunos do meu curso completo de estudos e revisão para a OAB, que é o Programa Cronomapas OAB.

Se você ainda não conhece, ele é o meu curso online, um programa de estudos e revisão especificamente para a OAB, onde eu entrego pronto todo o conteúdo que você vai precisar durante a sua preparação.

Tudo já organizado dia a dia, passo a passo, com muito detalhe e muito planejamento, pros alunos simplesmente seguirem sem nenhum rodeio, economizando muitas e muitas horas, e fazendo com que eles sejam aprovados na OAB estudando muito menos do que eles pensavam que precisavam estudar.

Se você quiser conhecer mais sobre esse meu Programa, eu preparei uma aula gratuita, onde eu ensino todos os aspectos de como você pode passar na OAB estudando pouco, e explico em detalhes o funcionamento desse meu Programa.

É só você CLICAR AQUI e se inscrever para participar dessa aula, ok?

Você pode também clicar no BOTÃO abaixo, e se inscrever para participar:


Enfim, seguindo o que a gente viu acima, limitando o número de questões diárias, otimizando o conteúdo a estudar (focando no que mais cai), e utilizando uma ferramenta que ajude na fixação ou memorização do conteúdo, como um mapa mental por exemplo, você já está no caminho certo para se preparar para a Prova da OAB!

Lembre-se de FUGIR destes erros frequentes que te mostrei, ok?

Abraços, e bons estudos!

About the Author

Me chamo Mariana Carvalho, sou advogada, professora de Direito e autora publicada pela Editora Juspodivm. Eu te ajudo a passar na OAB!

Posts Relacionados

Cronograma de Estudo OAB

>