Saiba quais são os principais Ramos do Direito!
Menu

Ramos do Direito

Direito

Ramos do direito deusa themis

Espero que você goste deste artigo.

Se você quer ser APROVADO na sua próxima prova, me conte abaixo se você está se preparando para um CONCURSO ou para a OAB:  

Com o objetivo de facilitar a compreensão do mundo jurídico, o Direito pode ser dividido em dois ramos: Direito Público e Direito Privado.

Direito Público é o ramo do direito que se ocupa das questões relacionadas ao interesse da coletividade. As relações jurídicas envolvem a participação do Estado que atua por meio de atribuições dadas pela lei. 

São ramos pertencentes ao Direito Público: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Econômico, Direito Processual, Direito Penal, Direito Internacional Público.

Direito Privado é o ramo do direito que se ocupa dos assuntos que dizem respeito a interesses individuais. Cuida das relações entre os particulares entre si ou entre os particulares e o poder público quando este age como se particular fosse. As partes envolvidas tem autonomia da manifestação de suas vontades.

São ramos pertencentes ao Direito Privado: Direito Civil, Direito Empresarial, Direito do Consumidor e Direito Internacional Privado.

Não há consenso entre os doutrinadores quanto à classificação do Direito do Trabalho como sendo um ramo do Direito Público ou do Direito Privado. 

A verdade é que o Direito do Trabalho contempla tanto normas de ordem pública quanto de ordem privada. No entanto, a divisão do Direito em Público e Privado é antiga, e não acompanhou o surgimento e desenvolvimento dos diversos ramos desta ciência.

Assim, classificar o Direito do Trabalho exclusivamente como Direito Público ou Direito Privado parece insuficiente para atender a todas as suas peculiaridades. Da mesma forma, classificá-lo como Direito Misto não parece ser de grande utilidade, uma vez que a maior parte dos ramos do Direito também contêm tanto normas de Direito Público quanto de Direito Privado.

Agora vamos falar sobre os principais ramos do direito.

Direito Constitucional

Direito Constitucional é o ramo do direito que tem por objeto de estudo a matriz da ordem jurídica de um Estado, trazendo um conjunto de regras jurídicas, princípios e normas fundamentais que dizem respeito à forma de Estado, forma de Governo, ao modo de aquisição e exercício do poder, estabelecimento dos órgãos estatais e aos limites de sua atuação.

O objeto de estudo do Direito Constitucional é a Constituição que abrange os seguintes temas: estrutura do Estado, a organização dos poderes e órgãos estatais, o modo de aquisição do poder, a forma de seu exercício e seu limite de atuação e direitos e garantias dos indivíduos.

Ramos do direito deusa themis e sombra ao fundo

Direito Administrativo

Direito Administrativo é o ramo do direito que tem por objeto de estudo um conjunto de regras e princípios que irão regulamentar o funcionamento da Administração Pública e a sua relação com a coletividade, visando a satisfação do interesse público.

A Administração Pública compreende um conjunto de órgãos instituídos para a concretização dos objetivos do Estado e também o conjunto de funções administrativas. 

Direito Tributário

DireitoTributário é o ramo do direito que tem por objeto de estudo o conjunto de regras e princípios que regulam a criação, arrecadação e fiscalização dos tributos, orientando a relação jurídica entre o Estado e contribuintes.

Conforme o art.3º do CTN, tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

Direito Econômico

O Direito Econômico é o ramo do direito que tem por objeto o estudo das normas que visam a disciplinar e tutelar o fenômeno econômico sob a perspectiva da direção econômica pelo Estado

Direito Processual

Direito Processual é o ramo do direito que tem por função instrumentalizar o direito material. Tem por objeto de estudo um conjunto de normas capazes de resolver conflitos jurídicos através de processos judiciais. 

Quando o conflito ocorre na área penal, serão aplicadas as regras do Direito Processual Penal, quando o conflito ocorre na área civil, serão utilizadas as regras do Direito Processual Civil.

A norma de direito material protege bens e valores importantes para a pessoa e para a sociedade ou regulamentam esta proteção. A norma processual regulamenta a atividade dos agentes públicos no exercício de suas funções. O direito processual instrumentaliza o direito material.

Ramos do direito juiz com livro e martelo de juiz

Direito Penal

Direito Penal é o ramo do direito público que tem por objeto de estudo o conjunto de normas jurídicas criadas pelo Poder Legislativo Federal com objetivo de desestimular determinadas ações ou omissões sob ameaça de pena. 

A diferença do Direito Penal para os outros ramos do direito é a existência da pena - espécie de sanção mais grave.

Aquele que realiza uma conduta proibida pelo Direito Penal pratica uma infração penal. A infração penal é gênero de que são espécies o crime e as contravenções penais.

Direito Internacional Público

Direito Internacional Público é o ramo do direito público que tem por objeto de estudo o conjunto de normas (regras e princípios) que regulam as relações de direito público externo, ou seja, a relação entre os Estados e entre estes e os organismos internacionais, como por exemplo a ONU - Organizações das Nações Unidas.

Direito do Trabalho

Direito do Trabalho é ramo do direito que disciplina as relações estabelecidas entre empregadores e trabalhadores. Estabelece as normas jurídicas que regulam tanto o trabalho subordinado quanto as situações a ele análogas, aplicando as medidas de proteção ao trabalhador.

Como mencionado anteriormente, não há consenso entre os doutrinadores quanto à classificação do Direito do Trabalho como sendo um ramo do Direito Público ou do Direito Privado.

Direito Civil

Direito Civil é o ramo do direito privado que tem por objeto de estudo regras e princípios que regulam as relações jurídicas entre os indivíduos, desde a aquisição da personalidade jurídica pelo nascimento até a aquisição de direitos decorrentes da morte de uma pessoa. 

Abrange a estudo dos direitos da personalidade, direitos advindos das relações obrigacionais e contratuais, direitos reais, direitos de família e por fim direitos sucessórios.

Direito Empresarial

Direito Empresarial é o ramo do direito privado que regula uma atividade econômica organizada - empresa - por meio de um conjunto de normas e princípios empresariais. São institutos básicos do Direito Empresarial: empresário, empresa e estabelecimento.

A empresa interessa ao próprio Estado, como credor fiscal, pois a atividade econômica é fonte geradora de tributos; interessa aos consumidores, colaboradores e à própria coletividade, pois os efeitos da empresa poderão ser sentidos localmente e até nacionalmente.

Direito Internacional Privado

Direito Internacional Privado é o ramo do direito privado que tem por objeto de estudo o conjunto de normas jurídicas que regulamentam as relações entre os Estados e os cidadãos pertencentes a outros Estados buscando resolver os conflitos de leis no espaço internacional, apontando meios para a solução de problemas.

Conclusão

Atualmente, alguns doutrinadores consideram a divisão do direito positivo em Direito Público e Direito Privado uma ideia ultrapassada, apenas podendo ser utilizada para fins didáticos. Isso porque, todos os ramos do Direito consideram como foco primordial, ora o interesse público ora o interesse privado.

Portanto, podemos concluir que os ramos do Direito possuem aspectos privados quando possibilitam a manifestação de uma vontade particular. Todos os ramos também possuem aspectos públicos considerando que todas as normas existentes, seja de caráter público ou privado, deverão ter como fundamento de validade a noma constitucional, objeto de estudo do Direito Constitucional.

Este é um dos tópicos chave que costumam ser cobrados  na primeira etapa da prova OAB. 

Sem dúvida é um tópico que não pode faltar na sua preparação para a OAB.

Quer saber como acertar esse tema, e muitos outros na prova da OAB? Participe da nossa aula GRATUITA e aprenda como passar na oab focando nos temas que são mais cobrados!

Você vai aprender os principais erros que os examinados cometem (e que você NÃO PODE cometer), vai aprender os pilares para a aprovação na OAB, e muito mais.

Então aproveiteparticipe dessa aula gratuita! Clique no botão abaixo e se inscreva:


Para ler maiartigos de direito, acompanhe as demais postagens aqui no blog.

About the Author

Me chamo Mariana Carvalho, sou advogada, professora de Direito e autora publicada pela Editora Juspodivm. Eu te ajudo a passar na OAB!

>

Você quer a APROVAÇÃO na sua próxima prova?