Princípio da Eficiência : TUDO o que você precisa saber
Menu

Princípio da Eficiência

Direito Administrativo

Princípio da Eficiência

Quando se fala em princípio da eficiência, o agente público deve observar com precisão algumas regras para ser capaz de desempenhar suas atividades no setor público. 

Como sabemos, a constituição da república apresenta no caput do Art. 37 os princípios administrativos, sendo: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, também conhecido como, LIMPE.

No entanto, o que vamos aprofundar nas próximas linhas será em especial sobre as principais características do princípio da eficiência. 

O que é Princípio da Eficiência?

Em suma, o princípio da eficiência foi explicitado no Art. 37 da constituição como uma forma de aproximar a administração pública com os conceitos e princípios gerenciais da própria administração geral.

Hely Lopes Meirelles, extremamente reconhecido no âmbito do direito administrativo, afirmava que: 

“O princípio da eficiência se impõe a todo o agente público de realizar suas atribuições com presteza, perfeição e rendimento profissional”.

Mas analisando isso, é evidente que existem outras características importantes.

Uma vez que o princípio da eficiência na administração pública busca pelo maior resultado, ou melhor dizendo, o alcance e não apenas a busca.

Sendo assim, o princípio da eficiência numa questão de direito constitucional e administrativo está diretamente e indiretamente relacionado ao alcance do melhor resultado, tendo em vista o melhor processo de atuação.

E para que entenda melhor, acompanhe o conceito das principais características desse princípio.

IMPORTANTE:

Se você está aqui, lendo este artigo (e é claro que está), muito provavelmente você se encontra em 1 das seguintes situações:


1) Está estudando o tema do princípio da eficiência durante a faculdade de Direito, e precisa compreender adequadamente o assunto para se sair bem nas provas;


2) Está se preparando para prestar o Exame de Ordem, e percebeu que o princípio da eficiência é um dos assuntos que podem ser cobrados - e por isso, está buscando maiores explicações para compreender o tema adequadamente, ou;


3) Está estudando o tema porque vai prestar algum concurso, e igualmente, está buscando compreender o tema para se preparar para a prova.


Se você está em qualquer uma das 3 situações acima, me acompanha aqui até o final do artigo, porque você vai aprender tudo isso que está buscando.


Mais do que isso, eu ainda vou te direcionar para a melhor estratégia de estudos para você, ok?

Principais Características do Princípio da Eficiência

Com base na obra de Meirelles, quando falamos do princípio da eficiência no âmbito da administração pública, a atuação da administração requer uma atuação com:

Presteza: 

Em síntese, a presteza é uma das principais características do princípio da eficiência para a administração pública. 

Afinal de contas, se queremos a prestação de serviços públicos de qualidade e uma atuação da administração pública com eficiência, é necessário que ela tenha uma atuação com presteza. 

Com a presteza necessária não podemos ter uma atuação lenta e burocrática da administração pública.

Perfeição: 

Naturalmente, a perfeição é importante, pelo simples fato desta característica está ligada com o princípio da legalidade. 

À vista que, será que a legalidade não é um dos princípios mais importantes da administração pública? Ou até mesmo, a administração pública não tem que atuar conforme a lei? Em tese, a lei é a melhor possível. 

Porque, desse modo, a lei em seu processo legislativo de produção é sempre debatida e discutida pelos representantes do povo no poder legislativo. 

Eles debatem com tanta qualidade técnica, com tanta participação popular que temos uma lei qualitativa. 

E certamente, estamos nos referindo no plano teórico, pois a atuação da administração pública tem que ser feita com a maior perfeição possível.

No entanto, por dentro dos limites da lei, sempre dentro daquela navegação que a administração pública faz dentro do chamado “Rio administrativo”, levando em consideração o princípio da legalidade.

Rendimento funcional: 

Além da presteza e perfeição, a atuação da administração pública requer rendimento funcional, ou seja, requer produtividade. 

Quanto maior o rendimento funcional, melhor, e quanto maior a produtividade, melhor é seu rendimento. 

Por fim, esses foram os três requisitos, as três características que estão expostas por Meirelles em sua obra, e que são extremamente importantes já que muitas vezes são questões citadas em provas e concursos.

Este é um dos tópicos chave que costumam ser cobrados  na primeira etapa da prova OAB. 

Sem dúvida é um tópico que não pode faltar na sua preparação para a OAB.

Quer saber como acertar esse tema, e muitos outros na prova da OAB? Participe da nossa aula GRATUITA e aprenda como passar na oab focando nos temas que são mais cobrados!

Você vai aprender os principais erros que os examinados cometem (e que você NÃO PODE cometer), vai aprender os pilares para a aprovação na OAB, e muito mais.

Então aproveiteparticipe dessa aula gratuita! Clique no botão abaixo e se inscreva:


Para ler maiartigos de direito, acompanhe as demais postagens aqui no blog.

About the Author

Me chamo Mariana Carvalho, sou advogada, professora de Direito e autora publicada pela Editora Juspodivm. Eu te ajudo a passar na OAB!

>