Responsabilidade Civil do Estado: TUDO que você precisa saber!
Menu

Responsabilidade Civil do Estado

Direito Administrativo

Responsabilidade Civil do Estado Martelo de Juiz Direito

Espero que você goste deste artigo.

Se você quer ser APROVADO na sua próxima prova, me conte abaixo se você está se preparando para um CONCURSO ou para a OAB:  

O instituto da Responsabilidade Civil no Direito Civil consiste na obrigação que uma pessoa tem de reparar um prejuízo causado a outra pessoa.

Conforme preceitua os artigos 186 e 927 do Código Civil, aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito ou causar dano a outra pessoa, comete ato ilícito e ficará obrigado a repará-lo.

Responsabilidade Contratual e Extracontratual

A responsabilidade contratual ocorre quando um contrato não é executado, seja por falta de adimplemento das partes contratantes, seja pelo atraso no cumprimento das obrigações estipuladas.

Já a responsabilidade extracontratual ocorre quando há lesão a um direito sem que exista anterior relação jurídica entre as partes envolvidas. A responsabilidade extracontratual pode ser subjetiva ou objetiva. 

Para que a pessoa ofendida, diante de uma responsabilidade subjetiva, tenha o seu prejuízo reparado, deverá apresentar em juízo a existência da conduta do ofensor, do resultado danoso, do nexo causal entre a conduta e o resultado e a prova de dolo ou culpa do agente público ofensor. 

Diante de uma responsabilidade objetiva, a vítima, para ter seu prejuízo reparado, deverá apresentar a existência de uma conduta, de um resultado e do vínculo entre os dois, não sendo necessária a comprovação de dolo ou culpa por parte do agente público.

Responsabilidade do Estado

Na responsabilidade civil do Estado existem três personagens. Tem-se de uma pessoa que, na qualidade de agente público, causou ou permitiu a causa de uma lesão que resultou em danos morais ou materiais a um terceiro. Por tais danos, O Estado é chamado a reparar economicamente o dano causado. 

Conduta Comissiva e Omissiva do Estado

Por meio das condutas comissivas, o Estado poderá causar um dano ao bem jurídico quando o ato for lícito ou ilícito. Nessa situação, o ato comissivo é diretamente causador do dano e a responsabilidade será objetiva, ou seja, sem a necessidade de se verificar o dolo ou culpa do agente público ofensor.

A omissão do Estado não causa diretamente o dano mas pode permitir que o dano aconteça. Nesse caso, só haverá a responsabilidade do Estado se o mesmo tiver a obrigação legal de impedir a ocorrência do dano.

Quando há um ato omissivo do Estado, o mesmo responderá de forma subjetiva, sendo necessário a comprovação de culpa ou dolo da Administração Pública. Assim sendo, a responsabilidade subjetiva por ato omissivo somente se verifica diante de atos ilícitos.

Responsabilidade Objetiva e Subjetiva

Pela teoria da Responsabilidade Civil Subjetiva, o Estado somente deverá responder pelos atos lesivos de seus agentes, se o particular prejudicado comprovar que houve conduta dolosa ou culposa por parte do agente público.

Pela teoria da Responsabilidade Civil Objetiva, o Estado responde pelos danos causados por seus agentes públicos, independentemente de dolo ou culpa. Para a responsabilidade objetiva ser caracterizada é necessário que exista um vínculo entre o acontecimento e o resultado danoso produzido por esse mesmo acontecimento.

A Responsabilidade Objetiva do Estado encontra amparo na Teoria do órgão, segundo a qual o agente público não atua manifestando a sua vontade e sim a vontade da pessoa jurídica a que se encontra vinculado. 

Atualmente, o ordenamento jurídico brasileiro adota a teoria da responsabilidade objetiva. Mas nem sempre foi assim. As demais teorias que explicam a responsabilidade estatal podem ser estudadas no Curso de Responsabilidade Civil do Estado.

Responsabilidade Civil do Estado

Teoria do Risco Administrativo e Teoria do Risco Integral

A teoria da Responsabilidade Objetiva do Estado pode ser dividida em teoria do risco administrativo e teoria do risco integral. Para a teoria do risco administrativo é possível que o Estado se afaste da obrigação de indenizar em virtude das excludentes de responsabilidade. 

Segundo a teoria do risco integral, basta a existência do evento danoso e do nexo causal para que surja a obrigação de indenizar para o Estado, sem a possibilidade de que este alegue as excludentes de responsabilidade.

Excludentes de Responsabilidade Civil

O Estado poderá se eximir da obrigação de reparar o dano ao particular prejudicado, quando existir as excludentes de responsabilidade. Mas, para que o Estado seja afastado do dever de indenização, ele deverá provar a ocorrência dessas excludentes. 

"A teoria do risco administrativo aceita a presença das excludentes de responsabilidade."

  • Culpa exclusiva da vítima: ocorre quando a culpa do evento danoso é exclusivamente da pessoa prejudicada. Exemplo: um indivíduo com tendências suicidas, se joga em uma via pública, na frente de um veículo em movimento, sendo impossível de se evitar o resultado danoso.
  • Caso fortuito e força maior: eventos humanos e/ou da natureza, externos e alheios à vontade da Administração Pública. São eventos imprevisíveis, inesperados e de força irresistível. Impedem a existência do vínculo entre a ação do agente público e o dano causado no administrado. 

No entanto, se a ocorrência de caso fortuito ou força maior estiverem somadas à omissão na prestação de um serviço, o Estado será responsabilizado. 

Exemplo: uma chuva forte obstruiu a entrada dos bueiros, devido a falta de manutenção dos mesmos por parte do Estado, causando enchente. Se ficar demonstrada a omissão na prestação do serviço, o Estado será obrigado a indenizar os prejuízos causados. 

Direito de Regresso da Administração Pública

O particular prejudicado pela conduta do agente público, no exercício de suas funções, pode ajuizar uma ação de indenização contra a pessoa jurídica a qual o agente é vinculado. No entanto a Constituição Federal garante ao poder público o direito de regresso contra o agente causador do dano, para reaver o valor que fora ressarcido ao particular ofendido.

A responsabilidade do agente público, face ação regressiva do Estado, é subjetiva. Sendo assim, o Estado somente poderá reaver os valores ressarcidos ao particular ofendido, se comprovar que o agente agiu com dolo ou culpa. Caso contrário, não haverá ação regressiva.

Prazo Prescricional

Em regra, o particular prejudicado, poderá ajuizar ação de indenização contra o Estado, dentro de 5 anos, a partir da ocorrência do evento danoso. 

Se o dano for decorrente de motivação política ou de prisão ou tortura durante o regime militar, a ação indenizatória poderá ser pleiteada a qualquer tempo, pois a ação nessas situações são imprescritíveis.

As ações que visam o ressarcimento ao Estado são imprescritíveis. Considerando que a ação regressiva é uma ação que tem por objetivo a recuperação, pelo Estado, dos valores pagos a título de indenização ao particular, tal ação será imprescritível, podendo ser ajuizada a qualquer tempo.

Este é um dos tópicos chave que costumam ser cobrados  na primeira etapa da prova OAB. 

Sem dúvida é um tópico que não pode faltar na sua preparação para a OAB.

Quer saber como acertar esse tema, e muitos outros na prova da OAB? Participe da nossa aula GRATUITA e aprenda como passar na oab focando nos temas que são mais cobrados!

Você vai aprender os principais erros que os examinados cometem (e que você NÃO PODE cometer), vai aprender os pilares para a aprovação na OAB, e muito mais.

Então aproveiteparticipe dessa aula gratuita! Clique no botão abaixo e se inscreva:


Para ler maiartigos de direito, acompanhe as demais postagens aqui no blog.

About the Author

Me chamo Mariana Carvalho, sou advogada, professora de Direito e autora publicada pela Editora Juspodivm. Eu te ajudo a passar na OAB!

>

Você quer a APROVAÇÃO na sua próxima prova?