Saiba a importância do Direito Civil para a OAB, Concursos e MAIS!
Menu

Importância do Direito Civil

Direito Civil

Direito Civil

No Direito Civil você aprende como funciona as relações jurídicas entre particulares. Tem como objeto de estudo a regulamentação das relações patrimoniais e pessoais entre as pessoas enquanto membros de uma sociedade.

Exemplos: relações entre credor e devedor, marido e mulher, pai e filho, proprietário e possuidor, herdeiro e testador, dentre outros.

De forma geral, no Direito Civil você conhece as normas que regulam a vida dos indivíduos desde o nascimento até a sua morte. 

Importância do Direito Civil para a OAB

A preparação do aluno para a OAB exige muita organização. Isso porque não há tempo para poder revisar toda a matéria dada ao longo do Curso de Direito.

O estudante deve planejar seus estudos aproveitando o tempo disponível, ao máximo.

Direito Civil é, de longe, a matéria com maior conteúdo a ser estudo ao longo do Curso de Direito. No entanto, são previstas 7 a 8 questões dessa disciplina, a cada exame, o que é significativo. 

Isso porque significa mais de 17% das 40 questões que o candidato precisa acertar para poder passar à segunda fase.

Ao ser aprovado (a) na 1ª fase do exame de ordem você terá que optar por uma disciplina do Direito para fazer a 2º fase.

A prova da segunda fase é composta por 2 partes: uma peça prática (que vale 5 pontos) e quatro questões discursivas (que vale 5 pontos o conjunto, sendo 1,25 pontos cada questão) = total de 10 pontos.

Para que o candidato seja aprovado na segunda etapa da OAB precisa atingir, pelo menos, 6 (seis) pontos dentro do total de 10 pontos.

Normalmente a disciplina de Direito Civil é a menos procurada pelos candidatos. Isso porque apresenta um volume muito grande de matérias a serem estudadas.

No entanto, de acordo com informações oficiais da OAB, a disciplina de Direito Civil é a segunda que apresenta mais aprovação na 2ª etapa do exame da ordem (a primeira é Direito Constitucional).

Peças que foram cobradas nos últimos exames da OAB: apelação, agravo de instrumento, embargos de terceiros, ação de consignação em pagamento, recurso especial, ação de obrigação de fazer, ação de alimentos, ação de usucapião...

Dicas de Estudo 

  • Resolva a maior quantidade de questões possíveis de exames anteriores;
  • Faça uma revisão na semana que anteceder o exame;
  • Assista vídeo aulas sobre os principais tópicos;
  • Faça resumos e mapas mentais, durante os estudos, sobre os principais tópicos.

Importância do Direito Civil para Concursos

O Direito Civil é uma disciplina que pode ser cobrada em concursos públicos. Não apenas em concursos que exigem a graduação no curso de Direito, como também em concursos que exigem o ensino médio ou outro curso superior.

Durante os estudos é bastante importante que o aluno leia e releia todo o edital. O candidato deve saber exatamente os tópicos que a banca examinadora do seu concurso descreve no conteúdo programático.

Saiba a quantidade de questões, quantas alternativas, pontos e o peso de cada disciplina. Dependendo do concurso a matéria de Direito Civil tem um peso mais alta ou mais baixo em relação às demais matérias. 

Estude usando como fonte, as doutrinas, jurisprudências, lei (Constituição Federal de 1988, Código Civil e outras leis esparsas que o edital cobrar), questões de provas anteriores.

Resolva as questões anteriores da banca examinadora que será responsável pelo concurso (se você já souber qual será). Cada banca examinadora pode apontar entendimentos diferentes em relação ao mesmo assunto.

O candidato que conhece bem o edital do concurso, consegue estudar com mais qualidade e eficiência. Essa é uma ótima estratégia para estudar de forma organizada, alcançado a tão desejada aprovação.

Importância do Direito Civil para a Vida

Depois de passar no exame da ordem você vai pegar a famosa "carteirinha da OAB". Todo mundo a sua volta vai querer uma consultoria grátis! E provavelmente vai estar relacionada ao Direito Civil.

Por isso, o estudo do Direito Civil é muito importante porque vai saber responder perguntas bem comuns das pessoas sobre: contrato de locação, guarda de filhos, inventário, responsabilidade civil, regime de bens no casamento, dentre outras matérias.

Esses tópicos não são só importantes para você saber o que falar para aquele parente que não para de te perguntar as coisas. Saber sobre esses e outros assuntos fundamentais, pode te livrar de vários problemas no dia a dia.

Portanto, saber sobre Direito Civil, é muito indicado para todos os indivíduos que tenham interesse em saber mais sobre o funcionamento da sociedade e da relação entre os particulares.

Além disso, é importante conhecermos nossos Direitos e Deveres, frente as diversas relações que estabelecemos ao longo da vida: familiar, conjugal, contratual e outras mais.

Bons Estudos!

Este é um dos tópicos chave que costumam ser cobrados  na primeira etapa da prova OAB. 

Sem dúvida é um tópico que não pode faltar na sua preparação para a OAB.

Quer saber como acertar esse tema, e muitos outros na prova da OAB? Participe da nossa aula GRATUITA e aprenda como passar na oab focando nos temas que são mais cobrados!

Você vai aprender os principais erros que os examinados cometem (e que você NÃO PODE cometer), vai aprender os pilares para a aprovação na OAB, e muito mais.

Então aproveiteparticipe dessa aula gratuita! Clique no botão abaixo e se inscreva:


Para ler maiartigos de direito, acompanhe as demais postagens aqui no blog.

About the Author

Me chamo Mariana Carvalho, sou advogada, professora de Direito e autora publicada pela Editora Juspodivm. Eu te ajudo a passar na OAB!

>