Súmulas Vinculantes - Saiba o que cai na prova da OAB!
Menu

Súmulas Vinculantes

Direito Constitucional

Súmula Vinculante

O que você precisa saber sobre o tema súmulas vinculantes?

A primeira coisa que você precisa saber é o que é uma súmula vinculante. Súmulas Vinculantes, de forma geral, são enunciados que explicitam, de maneira concisa, a interpretação do Supremo Tribunal Federal a respeito de determinado tema. 

Têm como objeto a eficácia, validade e a interpretação de normas jurídicas determinadas.

O Supremo Tribunal Federal é o único órgão competente para editar, revisar e cancelar uma súmula vinculante - competência EXCLUSIVA do STF.

A Constituição Federal, no artigo 103-A, indica que a utilização da súmula vinculante depende da observância de alguns requisitos. Quais são esses requisitos?

Requisitos Constitucionais

O primeiro requisito é:

Reiteradas Decisões Sobre Matéria Constitucional - para que uma determinada matéria possa ser tratada em uma súmula vinculante é necessário que ela já tenha sido avaliada pelo STF em outras oportunidades. Tal matéria deverá dispor sobre assuntos constantes da Constituição Federal.

O segundo requisito é:

Controvérsia atual + Grave insegurança jurídica ou multiplicação de processos idênticos - para que uma determinada matéria possa ser tratada em uma súmula vinculante é necessário a demonstração de uma controvérsia atual sobre o tema entre órgãos do Poder Judiciário (ou entre estes e a Administração Pública).

Essa controvérsia atual, para que seja tratada em uma súmula vinculante, deve estar causando uma grave insegurança jurídica ou a multiplicação de ações sobre a mesma causa.

O terceiro requisito é:

Aprovação de dois terços dos membros da Corte - para que uma matéria possa ser tratada em uma súmula vinculante é necessário que haja a manifestação de, ao menos, oito Ministros do STF para que o enunciado da súmula seja editado e a ele seja conferido efeito vinculante.

Legitimidade

Somente o Supremo Tribunal Federal possui competência para editar, rever e cancelar os enunciados das súmulas vinculantes. Pode ser feito de ofício (proposta por um Ministro do STF) ou por provocação (apresentada pelos mesmos legitimados à propositura das ações do controle concentrado abstrato).

Vamos lembrar quais são essas ações?

  • Ação Direta de Inconstitucionalidade - ADI
  • Ação Declaratório de Constitucionalidade - ADC
  • Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão - ADO
  • Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental - ADPF

E quais são os legitimado à propositura dessas ações? Aqui vai uma macete para você sempre se lembrar. Os legitimados podem ser divididos em 3 grupos:

Grupo 1 (Grupo das Autoridades)

  • Presidente da República
  • Governador de Estado
  • Governador do Distrito Federal
  • Procurador-Geral da República

Grupo 2 (Grupo das Mesas)

  • Mesa do Senado Federal
  • Mesa da Câmara dos Deputados
  • Mesa de Assembleia Legislativa
  • Mesa da Câmara Legislativa do Distrito Federal

Grupo 3 (Grupo das Entidades)

  • Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil
  • Partido político COM representação no Congresso Nacional
  • Confederação sindical
  • Entidade de classe de âmbito NACIONAL

O art.3º da lei 11.417/2006 ampliou esse rol de legitimados. Além de listar os legitimados que citamos acima, trouxe como novidade a legitimidade do Defensor Público-Geral da União e também a legitimidade de todos os Tribunais:

  • Tribunais Superiores
  • Tribunais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal e Territórios
  • Tribunais Regionais Federais
  • Tribunais Regionais do Trabalho
  • Tribunais Regionais Eleitorais 
  • Tribunais Militares

Súmulas Vinculantes - Efeito Vinculante

O efeito vinculante da súmula impõe um dever de observância por parte dos órgãos públicos. Assim, todos os órgãos do Poder Judiciário e a administração pública, direta e indireta, de todas as unidades da federação, devem observar o enunciado da súmula vinculante (CF, art.103-A caput)

É importante observar que:

O pleno do STF não fica vinculado ao teor da súmula. Isso porque o Supremo Tribunal Federal está constitucionalmente autorizado a rever ou cancelar a súmula.

Os Poderes Executivo e Legislativo ficam vinculados pela súmula, salvo quando estiverem no exercício da produção normativa (desempenhando atividade legislativa).

Ou seja, é possível renovar a discussão sobre a matéria tratada pela súmula, por meio do Legislador - que pode editar atos normativos com teor contrário ao estabelecido pelo STF.

Súmulas Vinculantes - Cabimento da Reclamação

Da decisão judicial ou do ato administrativo que contrariar o enunciado de súmula vinculante, negar-lhe vigência ou aplicá-lo indevidamente caberá reclamação ao STF (CF, art.103-A, §3º).

Se o STF julgar procedente a reclamação, anulará o ato administrativo ou cassará a decisão judicial impugnada, determinando que outra seja proferida com ou sem aplicação da súmula, conforme o caso.

Abaixo um esqueminha com as principais informações sobre o tema Súmulas Vinculantes.

Súmula Vinculante Mapa Mental

Este é um dos tópicos chave que costumam ser cobrados  na primeira etapa da prova OAB. 

Sem dúvida é um tópico que não pode faltar na sua preparação para a OAB.

Quer saber como acertar esse tema, e muitos outros na prova da OAB? Participe da nossa aula GRATUITA e aprenda como passar na oab focando nos temas que são mais cobrados!

Você vai aprender os principais erros que os examinados cometem (e que você NÃO PODE cometer), vai aprender os pilares para a aprovação na OAB, e muito mais.

Então aproveiteparticipe dessa aula gratuita! Clique no botão abaixo e se inscreva:


Para ler maiartigos de direito, acompanhe as demais postagens aqui no blog.

About the Author

Me chamo Mariana Carvalho, sou advogada, professora de Direito e autora publicada pela Editora Juspodivm. Eu te ajudo a passar na OAB!

>